E.E.B. -Profª - Marta -Tavares

 

HISTÓRICO

          A história da educação de Rio Negrinho passa pela Escola de Educação Básica Professora Marta Tavares, pois esta escola foi a precursora na educação de nossa cidade.

            A escola iniciou suas atividades em 17 de setembro de 1933, e até hoje, mantém grande parte de seu prédio, na forma original, situado no início da rua Adolfo Olsen, no bairro Cruzeiro, em Rio Negrinho-SC. Seu primeiro diretor foi Adolpho Silveira.

             O nome da escola é uma homenagem a Professora Marta Marieta Tavares Alves, que dedicou sua vida à educação na região e havia falecido em 15/04/1928, portanto, cinco anos antes da inauguração.

           Na época, o então Grupo escolar Marta Tavares, iniciou suas atividades com 80 jovens, que estudavam no “Curso Primário Elementar”. Pouco tempo depois, a escola inseriu em seu currículo o “Curso Complementar”, que posteriormente foi substituído pelo Ginásio Normal Regional Profº David do Amaral.

            Em 1971, a escola passou a denominar-se de Escola Básica. Já em 1991, passou a Colégio Estadual e a partir de 2000, de acordo com as novas normas da educação, fixou-se como Escola de Educação Básica. Atualmente (2019), a Escola oferece o curso de Ensino Fundamental.

            Atualmente (2019), o Estabelecimento conta com 450 alunos, matriculados nos turnos matutino e vespertino. Sua direção está sob a responsabilidade da professora Silvana de Fátima Gonçalves de Aviz e a Instituição conta com um quadro de 28 professores.

         A escola possui Associação de Pais e Professores (APP), Grêmio Estudantil, Conselho Deliberativo Escolar, e também o programa estadual dos Núcleos de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola (NEPRE). Além disso, desenvolve os Projetos: “Se Liga”, “Projeto Horta Escolar”, “Projeto de Música na Escola” e “Projeto Cidadão Consciente”.

        A comunidade escolar é participativa e apoia projetos e ações que venham a melhorar o desenvolvimento de nossas crianças e jovens   contribuído com a formação de um cidadão, crítico e consciente de sua cidadania. Assim, a escola exerce sua função social que visa instrumentalizar os educandos, para transformar o seu meio e a sociedade onde vivem.

Postagem: 27/04/2019