GRUPO FOLCLÓRICO GERMÂNICO OBERLAND
HISTÓRIA
O Grupo Folclórico Germânico Oberland foi fundado no dia 19 de julho de 1989, com o objetivo de homenagear os imigrantes e colonizadores do município, pois grande parte deles são de origem alemã.
A ideia de formar um grupo de danças alemãs surgiu a partir de conversas, entre os integrantes dos grupos de jovens “Cojoci – Comunidade Jovem da Igreja Cristo Rei”, do bairro São Rafael, e do “Grujoma – Grupo de Jovens da Igreja Matriz Santo Antonio de Pádua”, que assim, fundaram em 19/07/1989, o Grupo Folclórico Germânico Oberland de Rio Negrinho.
FUNDADORES – 1989
Pelos registros da Entidade, constam como idealizadores e fundadores os seguintes membros: Nilce Maria Bail e Sirio José Pscheidt, Sueli Terezinha Fink Bail e Glodemir Bail, Ana Maria Ricobom e Ildefonso Buchinger, Rosane Maria Bail e Mauro Scharmach, Ciliane Wille e Fábio José Augustin, Úrsula Andréa Ruckl e Clodoaldo Bail, Maria Lucia Schoeffel e Marcos Schoeffel, Dulcinéa Cristofolini e Moacir José Krainz, Rosana Marcilio e Edson Furst, Claudinéa Cristofolini e Luiz Roberto Liebl, Albertina Schoeffel e Arnaldo Tadeu Liebl, Margarete Bail e Antonio Huttel, além do Coordenador de Danças, Denis Assis de Carvalho.
O nome do grupo foi uma sugestão do professor e historiador Dr. José Kormann, representando assim a região de origem do grupo, ou seja, o planalto, traduzido para Oberland, no idioma alemão.
E desde então, o Grupo continua suas atividades com o objetivo de manter a tradição de nossos colonizadores, através da dança germânica e da realização anual da “OBERLANDFEST”, uma festa popular que entrou para o roteiro das “Festas Germânicas” de Santa Catarina.
O grupo já participou de eventos e encontros de cultura germânica, em vários Estados brasileiros, inclusive em BRASÍLIA-DF, quando representou o Estado de Santa Catarina na FESTA DOS ESTADOS de 1993.
Em 2019, o G.F.G. Oberland completa 30 anos de atividades, sendo que nesse período, já passaram pelo grupo, mais de 80 casais, que no total fizeram aproximadamente 500 apresentações, e contribuíram para manter vivos os objetivos da Entidade, levando sempre o nome da cidade de Rio Negrinho e carinho de nossa gente.
Postado em: 23/05/2019