D E T A L H E S
INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO SOCIAL APRENDIZ DO BRASIL – WHATSAPP: 47-9*8882-5419
“PROJETO SOCIAL APRENDIZ DO BRASIL”
O QUE É O PROJETO?
- A base fundamental do “Projeto Social Aprendiz do Brasil” busca promover o Desenvolvimento Humano e Comportamental de jovens e adultos para o Mundo do Trabalho, conscientizando-os e motivando-os, para a continuidade nos estudos gerais, visando a capacitação e o conhecimento necessários, tanto para a busca do Primeiro Emprego, quanto na recolocação profissional, através da reciclagem de conhecimentos, com vista à construção de uma Carreira Profissional de sucesso.
TEMÁTICA BASE:
► Reflexão e Convivência Familiar + Vivência Escolar e Comunitária + Orientação e Capacitação para o Mundo do Trabalho + Treinamento Comportamental + Qualificação Profissional + Cidadania para um Mundo Melhor…
RESUMINDO:
- Em síntese, o propósito do “Projeto Social Aprendiz do Brasil” é preparar pessoas, treinar candidatos, formar trabalhadores, desenvolver cidadãos conscientes e preparados para o Mundo do Trabalho, e consequentemente, para a edificação de uma vida pessoal e profissional mais feliz e de uma sociedade mais humana.
OBJETIVOS DO PROJETO:
- PROMOVER o Desenvolvimento Humano, Comportamental, Cidadão e Social dos adolescentes e jovens para o Mundo do Trabalho.
- MELHORAR a compreensão da necessidade do Trabalho e das exigências do Mercado de Trabalho.
- AMPLIAR a valorização do trabalho como fonte de renda.
- SENSIBILIZAR para maior dedicação à formação pessoal e profissional.
- CONSCIENTIZAR para a necessidade de se construir uma carreira profissional.
- AUMENTAR a motivação para a continuidade nos estudos gerais.
- DESENVOLVER a capacitação e o conhecimento necessários para a busca do Primeiro Emprego.
- GERAR satisfação pessoal e familiar pela conquista de um emprego ou da recolocação profissional.
- REDUZIR o índice de adolescentes e jovens à margem da vulnerabilidade social, pela obtenção de postos de trabalho efetivo, legalizado e com maior garantia de empregabilidade.
METAS:
- Mostrar as necessidades de conhecimento e motivação para se conquistar um emprego e manter-se inserido no Mercado de Trabalho.
- Desenvolver o lado sócio comportamental em relação às atitudes, condutas e posturas necessárias para a conquista do Primeiro Emprego.
- Incutir conceitos de educação financeira, poupança e de sobrevivência numa economia consumista, educando-os para o consumo racional, controlado e responsável, versando sobre as desagradáveis consequências econômicas, sociais, culturais e ambientais do ato de consumir exageradamente.
- Trabalhar as competências e as habilidades, a partir das afinidades e gostos pessoais, para o desenvolvimento de profissões e funções, que proporcionem satisfação e sucesso profissional no Mundo do Trabalho.
- Despertar o interesse para o Empreendedorismo, Tecnologia, Automação e Robótica envolvendo neste conceito, desde a própria Carreira Profissional, até a visão empreendedora para a criação e administração de Organizações Empresariais.
- Repassar a história e a evolução do Mercado de Trabalho nos últimos cinco mil anos em todo o planeta, e suas adaptações aos novos tempos de tecnologia, automação, robótica e o mundo da informática.
- Apresentar algumas Empresas de Rio Negrinho aos alunos, através de visitas de conhecimento “in-loco”, para que tenham um primeiro contato com o Mercado de Trabalho, e ao mesmo tempo, mostrar ao Setor Empresarial do munícipio, o que o Poder Público está fazendo para apoiá-los na conquista de Emprego e Renda nas Empresas locais.
METODOLOGIA:
Todos os Temas, Conteúdos, Ações, Metas e Atividades são desenvolvidos através de técnicas metodológicas e de ferramentas didáticas, contemplando aulas-palestras expositivas, interativas e dialogadas, vídeos explicativos, dinâmicas em grupo, atividades participativas e socializáveis em sala de aula, em cujo contexto, empregam-se diversos conceitos de desenvolvimento humano, comportamental e social, destacando-se:
Andragogia e Heutagogia:
- Estes novos conceitos educacionais vão além da Pedagogia tradicional, e todo o conteúdo do projeto é repassado dentro de uma perspectiva neurocientífica de aprendizagem, onde a motivação leva à construção do conhecimento e sua consolidação está associada aos circuitos neuronais, proporcionando um aprendizado de maneira científica, instigante e prazerosa.
Interdisciplinaridade Acadêmica:
- A mesclagem das diferentes disciplinas trabalhadas na Educação Escolar, torna-se uma ferramenta metodológica de extrema importância na construção do aprender a fazer, do saber fazer e do conhecimento geral, onde o aluno automaticamente vai consolidar vários aprendizados, pois terá de exercê-los simultaneamente. E a aplicação deste método é feita de forma natural, transformando o resultado num aprendizado para a vida.
Trilha Temática de Ensino e Aprendizagem:
- O centro temático do Projeto está voltado para a Capacitação Profissional, trabalhando as Competências Comportamentais Essenciais, envolvendo as Atitudes, Posturas e Condutas exigidas no Mundo do Trabalho, destacando-se: Comprometimento – Responsabilidade – Vontade de Aprender – Motivação e Ação – Pontualidade – Pró Atividade – Iniciativa – Criatividade – Atenção – Facilidade de Relacionamento – Dinamismo – Boa Comunicação – Escolaridade Contínua – Bom Humor no Trabalho (entre outros)…
Controles de Presença e Indicadores de Participação:
- Todos os dias, a aplicação do conteúdo em sala de aula, obedece a um controle de presença, com listas de chamadas e folhas de assinaturas dos alunos, para que tudo ocorra na mais perfeita ordem, com vistas ao melhor aproveitamento do aprendizado.
RECURSOS MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA A EXECUÇÃO:
- Sala de aula – TV – Mesa – Carteiras – Quadro Negro – Giz etc…