ESCOLA MARCELINO STOEBERL
HISTÓRICO
A E.M.E.B. Pioneiro Marcelino Stoeberl está localizada na Rua Felipe Stoeberl ,s/nº, na localidade de Águas Claras, no Distrito de Volta Grande, município de Rio Negrinho e atende com Educação Infantil do 1º ao 5º ano e com o Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano.
FUNDAÇÃO
A escola foi fundada no ano de 1990, por iniciativa do Sr. Emílio Kupicki e da Sra. Beatriz Kaucz, que juntos foram a prefeitura da cidade de Mafra para solicitar a instalação de uma escola a fim de atender às crianças, da localidade de Águas Claras e das localidades mais próximas.
Na época o prefeito de Mafra, em exercício, era o Sr. Sebastião Basílio de Cassias, que então providenciou a instalação da referida escola. O terreno foi uma doação do Sr. Luis Flávio Reis Pruch e da Sra. Hedwirges, ela filha de Marcelino. Este terreno a Sra. Hedwirges havia ganhado de herança de seu pai Marcelino Stoeberl, por este motivo a escola leva este nome.
Quando foi criada, a escola atendia pelo nome de Escola Reunida Marcelino Stoeberl, porém, mais tarde o nome da referida escola foi alterado para Escola Pioneiro Marcelino Stoeberl de Águas Claras.
DE MAFRA PARA RIO NEGRINHO
No dia 08/01/2000, o território de Rio Negrinho foi aumentado com a anexação de Águas Claras, antes pertencente ao município de Mafra, ficando Rio Negrinho com a extensão de 908,9 km. Com este fato, a referida escola passou a integrar a Rede de Ensino de Rio Negrinho.
Neste mesmo ano aconteceu a nucleação, com o transporte escolar visando atender crianças provindas das localidades vizinhas. Atualmente a E.M.E.B. Pioneiro Marcelino Stoeberl atende às crianças das seguintes localidades: Rio das Pedras, Bituvinha, Posto Castilho, Rio dos Banhados, Corredeiras, Pocinho, Rio Feio, Butiá I, Butiá II, Vassoura Branca, Rio da Lagoa, Serro Azul, Queimados, Rio da Veada e Assentamento Campo Grande.
Visando adequar as escolas municipais dentro do que consta na Lei nº 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o Sr. Mauro Mariani, que era o Prefeito Municipal de Rio Negrinho, baixou o Decreto nº 7410, de abril de 2002, alterando a nomenclatura da Escola Municipal. Por esta razão a escola passou a denominar-se Escola Municipal de Educação Básica Pioneiro Marcelino Stoeberl.
APP – ASSOCIAÇÃO DE PAIS E PROFESSORES
Em 05/05/2000, os pais dos alunos desta escola reuniram-se para elegerem a 1ª diretoria da APP, pertencente ao município de Rio Negrinho, que ficou assim constituída: Presidente: Juraci Bueno de Oliveira Sacht; Vice-Presidente: Rosane Treml Paes; 1º Tesoureiro: Artur Schroeder; 2º Tesoureiro: Aldo Marschal; Secretária: Marli Silvia Baum Neppl; Conselho Fiscal: Leonildo de Lima e Maria Pinto; Conselho Deliberativo: Marli Moreira e Agnes Gomes. O primeiro ato oficial da nova diretoria foi solicitar ao município de Mafra/SC, a baixa da APP anteriormente registrada no município de Mafra/SC, em razão da escola ter passado a integrar o município de Rio Negrinho/SC.
Atualmente a diretoria da APP é composta pelos seguintes membros: Presidente: Celeni Maria Cojoroski Santana; Vice-Presidente: Juarez Grundmann; 1ª Tesoureira: Manoella Gonçalves Borsato; 2ª Tesoureira: Zelia Batista Franco; 1ª Secretaria: Marina Roseli Kolbeck Sobrinho; 2ª Secretária: Andreia Maria Arruda Cardoso; Conselho Fiscal: Valdecir Roque; Maria Leoni Cardoso Stoeberl e Osny Leonardo Voigt Casa.
A ESCOLA E OS PROGRAMAS COMUNITÁRIOS
A Escola Pioneiro Marcelino Stoeberl dispõe dos seguintes programas e serviços junto a comunidade:
- No ano de 2002 foram implantados os Programas Bolsa Escola e Apóia (Programa de Combate à Evasão Escolar)
- O Programa de Gestão Descentralizada- Escola Ativa vem acontecendo desde o ano de 2001.
- No ano de 2003 a escola ganhou mais um Programa – PROERD: Programa de Erradicação às Drogas e a Violência, ministrado ao 5ºano pelo soldado José Odair Pillati. Atualmente continua com o soldado Maidel.
- Em setembro de 2005 foi inaugurado o Ginásio de Esportes Carlos Stoeberl, que muito contribui para as práticas desportivas e atividades pedagógicas dos alunos desta Unidade Escolar.
- Neste mesmo ano foi adquirido um parque infantil e realizado a pavimentação em frente da escola.
- Neste ano ainda a escola recebeu 06 (seis) computadores para funcionamento da sala de informática, com o intuito de favorecer e enriquecer o processo de aprendizado dos discentes, servindo de apoio para os professores, que passaram a elaborar suas atividades nos mesmos, pois nem todos tinham acesso ao computador.
DIRETORES
Até a data de hoje a instituição contou com a colaboração das gestoras: Beatriz kaucz, Celeni Maria Cojoroski Santana, Raquel A. Bachamann Funk, Marli Fernandes Stoeberl, Cleide Schoeffel, Ciliane Aparecida Kohlbeck Kupicki, Anelize Huebner, Jurandi de Castilho Grundmann e atualmente a Professora Noeli Pereira Selinke.
EQUIPE DE APOIO
O apoio pedagógico e administrativo conta com os seguintes profissionais: Professoras: Celeni Maria Cojoroski Santana, Ciliane Kupicki, Josiane Carine Kwitschal, Denise Denck, Alana Caroline Alexi, Jurandi de Castilho Grundmann, Viviane da Silva Tandler e Sheila Franco. Secretária Administrativa: Manoella G. Borsato. Monitor de Laboratório: Joziel E. P. da Silva. Merendeiras: Salete M. Krainz, Carmen L. Goscinski. Auxiliares: Alessandra de Lima Moraes e Zélia B. Franco. Estagiárias: Tainara Mendes de Oliveira e Gabrieli dos Santos Vieira. Especialista em Educação: Osny Leonardo Voigth Casa.
ATENDIMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
A Unidade Escolar também tem a sala do AEE – Atendimento de Educação Especial, um serviço da educação especial que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade. O objetivo do AEE é complementar ou suplementar a formação do estudante por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem. O público-alvo desse serviço são:
1) Estudantes com deficiência, que têm impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas.
2) Estudantes com transtornos globais do desenvolvimento, que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nesta definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação.
3) Estudantes com altas habilidades / superdotação, representados por aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas, como intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.
AMPLIAÇÃO DO PRÉDIO
No ano de 2006, visando atender à demanda da clientela, foi necessária a construção de uma escola mais ampla e equipada, para favorecer o aprendizado dos alunos. Esta construção projetada pela arquiteta Sra. Lívia Pereira da Silva, contendo uma área de 1,090,15 m², com as seguintes repartições: Seis salas de aulas; Uma sala de informática; Uma sala atendimento pedagógico; Uma sala dos professores; Uma sala da direção; Um espaço para a cozinha e o refeitório. Ainda conta com uma área de serviços, banheiros, área de depósito, biblioteca, área de circulação, todas as partes bem amplas e confortáveis.
BIOGRAFIA DE MARCELINO STOEBERL
O cidadão Marcelino Stoeberl, que é homenageado pela escola com seu nome, nasceu na localidade de Lençol, São Bento do Sul, no dia 01 de junho de 1913. Era filho de Carlos e Hedwirges Stoeberl, e ainda bebê, seus pais vieram para Volta Grande em busca de novas perspectivas de vida. Viajaram em torno de três semanas, pela mata fechada e abrindo picadas, até encontrarem o local desejado. Comprou o terreno do Sr. Bernardo Olsen, terreno este do qual extraiam a erva-mate.
No ano de 1961, o Sr. Marcelino casou-se com Gertrudes Wantosky, com a qual teve três filhos. Dedicou sua vida trabalhando na agricultura, extração da erva-mate e criação de animais. Era um homem muito estimado pelos amigos, brincalhão, alegre e gostava de ajudar o seu próximo, vindo a falecer em 03/06/1976, deixando saudades em toda a região.
CONTATOS DA ESCOLA:
Telefone: (47) 3646-6038
E-Mail: marcelino.stoeberl07@gmail.com
BLOG: http://escolamarcelinostoeberl.blogspot.com.br/
Postagem em 03/07/2019