METODOLOGIA
DIFERENCIAL METODOLÓGICO: VELOCIDADE NA APRENDIZAGEM
O Projeto Aprendiz do Brasil utiliza uma moderna e inovadora metodologia para o repasse de conhecimentos, onde seu conteúdo é canalizado para uma linha de Aprendizagem Rápida. Desta maneira, todo o contexto didático e pedagógico contempla aulas expositivas, dinâmicas e participativas, buscando a interatividade do aluno, visando sua preparação para atuar dentro do conceito dos “Times de Produção” ou “Trabalho em Equipe”, uma realidade corporativa mundial e permanente, que foi plantada pela Globalização Econômica, desde as últimas décadas do século 20.
NEUROCIÊNCIA APLICADA À APRENDIZAGEM
Estes novos conceitos educacionais, que fazem parte da metodologia, vão além da Pedagogia tradicional, e todo o conteúdo do projeto é repassado dentro de uma Perspectiva Neurocientífica de Aprendizagem, onde a motivação leva à construção do conhecimento e sua consolidação está associada aos circuitos neuronais, proporcionando um aprendizado de maneira científica, instigante e prazerosa. Entre estes conceitos utilizados destacamos:
ANDRAGOGIA:
A ANDRAGOGIA é uma ciência da educação que oferece técnicas e estratégias de aprendizagem para o ensino de adultos e tem aplicação no ambiente pessoal, social e empresarial, sendo um ensino baseado na motivação e no autoconhecimento. Na prática, trata-se do aprender a aprender, descobrindo maneiras de comparar os conteúdos e informações, gerando conhecimentos mais específicos, eficazes e eficientes, para torná-los seus aliados no dia a dia, especialmente se considerarmos as constantes transformações no mercado de trabalho.
HEUTAGOGIA:
A HEUTAGOGIA é um processo que pode transformar o professor em aluno, deixando-os numa mesma linha de ensino e aprendizagem, onde o professor pode ser o transmissor facilitador do processo educacional, e ao mesmo tempo, ser um aluno buscando mais conhecimento imediato, e processando instantaneamente o conteúdo adquirido, o professor traça sua própria metodologia, enquadrando formas para repassá-lo aos aprendizes de maneira rápida e eficiente.
PBL – APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS:
A PBL, sigla em inglês, (Problem Based Learning) é uma estratégia educacional inovadora, que quebra o paradigma tradicional de ensino, além de seguir a concepção da educação para a qualificação profissional, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Sua utilização no repasse dos conteúdos do Projeto Aprendiz do Brasil tem primordial importância, já que sua aplicação reduz a distância entre a teoria e a prática. Seu uso configura-se como uma atividade pedagógica centrada no protagonismo do aluno, fazendo com que ele deixe de exercer o papel de simples receptor passivo das informações, e por si só, tenha foco na solução de um problema real, consolidando desta maneira a construção do seu próprio conhecimento.
INTERDISCIPLINARIDADE e TRANSDISCIPLINARIDADE:
A mesclagem das diferentes disciplinas trabalhadas na Educação Escolar, torna-se uma ferramenta metodológica de extrema importância, pois enquanto a Interdisciplinaridade forma um intercâmbio mútuo, recíproco e coordenado entre diversos conhecimentos, a Transdisciplinaridade surge como uma etapa superior, numa interação global das várias ciências, proporcionando a construção do aprender a fazer, do saber fazer e do conhecimento geral, onde o aluno automaticamente vai consolidar vários aprendizados, pois terá de exercê-los simultaneamente. E a aplicação deste método é feita de forma natural, transformando o resultado num aprendizado para a vida.
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