Como entrar no MERCADO de TRABALHO sem ter EXPERIÊNCIA?
APRENDA A CONSTRUIR SUAS PRÓPRIAS EXPERIÊNCIAS
Por: MARINHO CRISTOFOLINI – Jornalista e Professor de Educação Profissional, Especialista em Gestão de Pessoas, Magistério Superior e Treinamento & Desenvolvimento Pessoal e Comportamental
=================
AS DIFICULDADES INICIAIS
Para todos os iniciantes a uma carreira profissional, o maior desafio é a falta de experiência. A crise e a alta taxa de desemprego torna tudo ainda mais competitivo. Entretanto, a exigência de experiência é justificada pelo grau de desenvolvimento do cargo ou função disponibilizado.
Com isso, temos uma maior quantidade de pessoas altamente qualificadas aceitando ofertas de emprego para exercerem cargos inferiores, recebendo menos do que sua qualificação indica. Por isso, para quem ainda não possui experiência, torna-se mais difícil conquistar o primeiro emprego.
Todavia, é preciso ter atenção às situações, para ver que existem meios de se destacar, frente à concorrência altamente qualificada, tanto para uma nova oportunidade, quanto para um primeiro emprego.
EXPLORE SUAS HABILIDADES
Quando se busca o primeiro emprego ou a mudança de empresa ou profissão, é de suma importância reconhecer suas próprias habilidades, que podem contar muito como experiência profissional.
Muitos acham que não conseguirão a vaga, por ainda não terem qualquer atuação na área, temendo que não seja possível conquistá-la. Porém, não necessariamente, porque você ainda não teve uma experiência profissional, você não conseguirá atuar na área que pretende.
Exatamente aqui, é que entram as suas habilidades, juntamente com suas experiências pessoais, e que certamente serão um diferencial em seu currículo. Diversos trabalhos voluntários ou mesmo os famosos “bicos” podem ser vistos com bons olhos por quem está contratando. Basta destacar isso com criatividade em seu currículo.
PRODUZINDO EXPERIÊNCIAS
Cada trabalho, cada oportunidade, cada momento que ofereça uma chance de aprendizado, deve ser muito bem valorizado e absorvido como conhecimento, pois a experiência nunca deixará de ser a balizadora de todas exigências do mundo do trabalho.
E isso vale para todos, seja para os que já estão inseridos no mercado de trabalho, ou para os que ainda buscam o seu primeiro emprego, e nesse caso, por ser mais difícil, é preciso criar experiências.
Uma maneira de adquirir aprendizagem, que conta como experiência, é participar de clubes de serviços voluntários, envolver-se na comunidade, ajudar a quem precisa, fazer um cronograma de apoio voluntário a Entidades Filantrópicas sem fins lucrativos. Isso tem um grande peso positivo no currículo de quem nunca trabalhou e precisa provar que tem experiência.
PARTICIPE DE CURSOS SOBRE O MUNDO DO TRABALHO
Realizar bons cursos é uma forma essencial de angariar experiência. Diversas empresas procuram dar atenção para quem possui cursos voltados para atuação em áreas relevantes da empresa. Cursos voltados para informática e idiomas também se destacam bastante.
Mas não se limite a isso, diversas outras atividades possuem uma grande utilidade dentro do mercado de trabalho, tais quais workshops e até mesmo palestras, desde oratória até mesmo desenvolvimento pessoal.
E estes cursos nem sempre são caros, já que muitas empresas e instituições oferecem cursos e palestras por preços que cabem no bolso, e até mesmo de graça, bastando pesquisar um pouco para localizá-los. Cursos online com certificado também são bem úteis.
PREENCHA UM BOM CURRÍCULO
Uma questão muito importante é a construção do seu currículo, o qual deve ser redigido da melhor forma possível, sendo conciso, objetivo e claro, além de ser bem escrito e respeitando todas as normas gramaticais. Coloque apenas o necessário e que tenha relação com sua vaga. Dados pessoais, formação, objetivo dentro da empresa, idiomas dominados, cursos realizados e a data de elaboração do currículo são essenciais. Se possível, resuma e procure deixar tudo somente em uma página, ou no máximo em duas páginas.
APRENDIZAGEM CONTÍNUA
Mesmo com muita experiência profissional, a principal ferramenta para sobreviver ao cenário de transformação, sempre será a atualização e o acompanhamento das mudanças, que ocorrem permanentemente no Mundo do Trabalho.
É preciso estar atento às transformações do mundo do trabalho, pois esta é condição primordial para manter a empregabilidade e a trabalhabilidade dos que estão empregados, e não importa se esse emprego é recente ou se já tem décadas de duração, pois os profissionais precisam se capacitar permanentemente, para ampliar sua visão tanto para dentro, como para fora da empresa, uma vez que as mudanças na carreira individual e no mercado de trabalho, que há algumas décadas foram plantadas pela Globalização da Economia, são hoje, um caminho sem volta, e a cada dia apresentam um novo cenário na relação Trabalho x Emprego em todo o planeta.