GRUPO ESCOTEIRO ARNALDO DE ALMEIDA OLIVEIRA​

HISTÓRICO

            O Grupo Escoteiro Arnaldo de Almeida Oliveira estará comemorando 30 anos de fundação, no 4 de novembro de 2019 e durante todos esses anos de atividades, muitos eventos foram realizados, deixando registradas muitas lembranças, que marcarão para sempre a história do grupo.

          Desde o início, muitas pessoas já passaram pelo Grupo de Escoteiros, e algumas delas ainda permanecem ativas. Quando o grupo completou 25 anos, uma placa comemorativa foi colocada na praça do avião, no centro da cidade, como forma de marco e homenagem ao grupo. 

O COMEÇO

            Em meados de 1989, alguns membros do grupo escoteiro Desbravador de SBS, procuraram a Prefeitura de Rio Negrinho para propor ao então prefeito Guido Rückl e seu vice, José Kormann, a criação de um grupo escoteiro no município. Na ocasião, o vice prefeito procurou o Sr. Jaime Junkes, que aceitou o desafio de fundar um Grupo Escoteiro na cidade.

         Sendo assim, em 04 de Novembro de 1989, sete jovens e dois escotistas, fizeram as primeiras promessas do Grupo Escoteiro Arnaldo de Almeida Oliveira, sendo eles: Jaime Junkes – Escotista; Margareth Bail – Escotista; Conrado Treml Junior; José Levandoski Junior; Roberto André Rosa; Luciano Pierre Moreira; Júlio Ronconi; Luis Felipe Gonçalves e Alcides Grohskopf Junior.

          Já presidiram o grupo: Jaime Junkes, Rubens Ademir Machado, Dalmo Francisco Pires, Aldo Costa Junior, Délcio Cristofolini, Gilberto Cristofolini, Azilde Schoen, e o atual presidente, Willy Borges.

NOME, CORES e LOGOTIPO DO GRUPO

          O nome do Grupo Arnaldo de Almeida Oliveira, é uma homenagem ao professor Arnaldo de Almeida Oliveira, fundador do Grupo Escoteiro Caio Viana Martins, o primeiro grupo de Rio Negrinho, que havia sido desativado. O lenço do grupo leva as cores da bandeira do município de Rio Negrinho, tendo o seguinte significado.

VERDE: Representando as propriedades rurais.

CINZA: Remetendo à paz, ao trabalho, à prosperidade, à amizade e à pureza.

AZUL: Aspirando a justiça e a beleza.

         Já o logotipo, exibe a Flor de Liz, representando o escotismo, tendo também a Maria Fumaça e a Chaminé da CIMO, símbolos oficiais da cidade.   

          O grupo recebeu mérito regional por contribuição na campanha do ICMS, já organizou o ARSC na fazenda Evaristo, o ARECOM e representou Santa Catarina em Brasília e Belo Horizonte.

PERDAS e DIFICULDADES

           Os Escoteiros sempre enfrentam as dificuldades sorrindo, por maiores que elas sejam. Na enchente que assolou Rio Negrinho em 1992, o Grupo Escoteiro Arnaldo de Almeida Oliveira, perdeu quase todo seu patrimônio. Em outro momento, ocorreu um acidente com o caminhão que transportava o material do Grupo para um acampamento, e o Grupo ainda vivenciou o falecimento da lobinha Nataly Rodrigues. Em 2001, por falta de adultos para chefia e diretoria do Grupo, foram suspensas as atividades.

REINÍCIO

          Quatro anos depois, o Grupo foi reaberto e as atividades retornaram com sucesso e força total. Foi no dia 16 de julho de 2005, na Câmara de Vereadores, com a presença de lobinhos, escoteiros, seniores, chefes, diretores, pais e do Grupo Escoteiro Desbravador, de São Bento do Sul. Desde então o grupo participa de atividades a nível local, distrital, regional e nacional. 

  • Em 2005 – ELO Nacional – Jaraguá do Sul, implantação do GE Guariba em SBS e atividades internas.
  • Em 2006 – Indaba Regional, Assembleia Regional; dia municipal da cultura e da paz em SBS e atividades internas.
  • Em 2007 – ELO – Joinville e atividade internas.
  • Em 2008 – MutECo; MutCom, conquista de Lis ARSC em Ituporanga JOTI, Assembleia Regional em Rio Negrinho e atividades internas.
  • Em 2009 – IV Jamboree Nacional em Foz do Iguaçu ELO Nacional, Assembleia Regional JOTI, MutEco e MutCom Amigos da Jângal, EVE, Gincana Ecológica, Exposição sobre escotismo no museu municipal, acampamento no museu; e atividades internas.
  • Em 2010 – Indaba interna AcampAmigos do GEAAO Indaba Regional em Rio Negrinho; MutEco, Acampamento Distrital  Acampamigos de Brusque Assembleia Regional em Caçador, Assembléia Nacional no Rio de Janeiro JOTI; Conquista da Lis de Ouro pela Jade Grosskopf; e atividades internas.
  • Entre 2011 e 2014, também o Grupo Escoteiro Arnaldo de Almeida Oliveira tem tido bastante atuação, participando das mais variadas atividades escoteiras, tais como Assembleias Regionais, Assembleias Nacionais, atividades distritais e regionais.
  • O Grupo Escoteiro Arnaldo de Almeida Oliveira, bastante participativo nas ações distritais e regionais, teve um de seus membros, Jaime Junkes, escolhido como Coordenador Distrital, o qual exerceu a função no ano de 2012 e no ano de 2015.

CONVITE

          A Entidade está convidando a quem tiver interesse, em fazer parte desta história. Basta procurar o Grupo Escoteiro Arnaldo de Almeida Oliveira, que está de braços abertos para receber novos membros e juntos fazerem o melhor possível e  estarem “Sempre Alerta e Servir”. A sede do grupo fica na rua Arnaldo de Almeida Oliveira, em frente a estação ferroviária, no centro da cidade.
 
HISTÓRIA DOS ESCOTEIROS EM TODO O MUNDO

          O Dia Mundial do Escoteiro é festejado anualmente em 23 de abril. O escotismo é uma atividade voluntária, global, educacional, que não pertence a qualquer partido e que não possui nenhum objetivo lucrativo.

          Ser escoteiro é ser um cidadão exemplar, pois parte do desenvolvimento do indivíduo, através de características e valores relacionados à honra, amizade, lealdade, disciplina, organização, respeito à natureza e a todo meio onde vive, assim como procurar ser prestativo, determinado e ter um bom caráter.

          Os escoteiros frisam pelo exercício em equipe e atividades ao ar livre que possuem como objetivo principal ajudar ao próximo e sempre praticar boas ações para com todos. O lema mais conhecido e popular dos Escoteiros é: “Sempre Alerta!!!”.

             É no grupo escoteiro que a mágica acontece. Além de todas as possibilidades que se abrem aos olhos das crianças, adolescentes e jovens, eles experimentam a sensação de comandar a própria atividade e lidar com as consequências e impactos de suas decisões.

ORIGEM DO DIA MUNDIAL DO ESCOTEIRO

              O Dia Mundial do Escoteiro foi escolhido para ser em 23 de abril, para homenagear São Jorge, cujo dia é comemorado nesta data. Essa escolha foi feita através do fundador do Escotismo, o general inglês Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, que realizou o primeiro acampamento de escoteiros em 1907, na Inglaterra.

            São Jorge é um conhecido Santo guerreiro, conhecido logo cedo pela grande bravura ao ter sido soldado de cavalaria. Durante sua vida, fez contribuições de sua riqueza para os pobres, entretanto, foi torturado e morto, pois se manifestou contra o plano de matar cristãos do Imperador Diocleciano, em Roma.

                A apresentação do São Jorge, de acordo com as lendas, é de um cavaleiro de armadura atacando um dragão, com uma lança, para salvar uma donzela que seria devorada por ele. É claro que essa representação é um símbolo do pensamento puro, que necessita ser protegido (imagem da donzela) contra o mal e os erros (imagem do dragão).

               Desse modo, o fundador definiu São Jorge como padroeiro dos escoteiros, clamando que ele era um modelo a ser imitado, por todos as que seguissem o escotismo, para que a juventude ficasse forte, leal e valente, contribuindo e construindo um mundo melhor, sempre lutando contra o que é errado. Data desta postagem: 27/04/2019.