Invernada Artística do CTG Amor e Tradição de Rio Negrinho-SC
CULTURA GAÚCHA
TRADIÇÃO
Tradição vem do latim tradere (traditio, traditions), que quer dizer trazer até, entregar. Tradição significa entrega. Em um sentido mais amplo, tradição quer dizer o culto dos valores que os antepassados nos legaram, nos entregaram.
Todo grupo social, toda a nação, tem sua própria escala de valores e é essa escala que torna os povos distintos entre si. Os gaúchos se distinguem de outros brasileiros – e mesmo de outros povos, no mundo – porque tem uma escala de valores muito característica, cultuando uma extensa gama de valores.
NATIVISMO
Os valores do culto à Tradição, mais característicos do Rio Grande do Sul, são o nativismo, a coragem, a hospitalidade, a honra, o respeito à palavra empenhada, o cavalheirismo, além de outros.
SAIBA O QUE PRECISA PARA TER UMA ALMA GAÚCHA
- Conhecer a cultura gaúcha, através dos hábitos e costumes do gaúcho, onde a lida campeira e artística retratam bem o modo de ser caracterizado pela sua indumentária, seu hábito de tomar chimarrão, a sua gastronomia muito rica, como o churrasco, o carreteiro, o gosto pelos cavalos, o gado, a terra, a dança, do seu chão riograndense.
- Participar de um baile gaúcho, ir a um festival de músicas nativistas, assistir a um rodeio, ver o tiro de laço, apreciar Invernadas Artísticas, ver de perto o modo de ser do povo gaúcho e a sua identidade e preservação das tradições, do folclore.
- Acompanhar o trabalho dos Artistas, Músicos, Pajadores, Declamadores, Cantores, Poetas, Gaiteiros, Escritores, Dançarinos e outros, pois eles manifestam seu apego pelo Rio Grande através da arte, que assim conservam acesa a Chama Crioula que fortalece e mantém a essência do nativismo, da identidade do gaúcho, através da cultura gaúcha.
PRESERVANDO A IDENTIDADE
Com a arte e a cultura, o Rio Grande do Sul, atravessou fronteiras levando a bandeira do Rio Grande nos demais estados do Brasil, e também no estrangeiro. Pois o encontro dos gaúchos junto aos CTGs, faz com que a preservação da identidade, dos hábitos e dos costumes sejam eternizadas.
Texto enviado por: Luciane Noeli Hack – 1ª Prenda Veterana da Invernada Artística do CTG Amor e Tradição. Fonte: www.culturagaucha.com.br e www.mundotradicionalista.com.br
Postado em: 29/05/2019