E. E.B. Luiz -Bernardo -Olsen

 

HISTÓRICO

               A Escola de Educação Básica Luiz Bernardo Olsen, localizada no Distrito de Volta Grande, iniciou seus trabalhos no ano de 1954, com o nome de Escola Isolada Estadual de Volta Grande, e regida pela Professora Irene de Castilho Simm.

                Contava na época com 30 alunos, distribuídos com vinte e quatro na 1ª série, três na 2ª série e três na 3ª série. Já em 1959, com o crescimento da Firma Luiz Olsen, funcionando com serrarias e fazendas, proporcionou a demanda de trabalhadores para o local, ocasionando uma matrícula de 61 alunos e obrigando o desdobramento da escola, que passou a funcionar em dois turnos, tendo como auxiliar a professora Otília Cristofolini.

              Com o constante crescimento da firma Luiz Olsen, agora com fábrica de papel higiênico e indústria extrativa da madeira, proporcionou um bom mercado de trabalho, acolhendo inúmeros empregados e consequentemente a afluência de crianças em idade escolar.

             Em razão disso, fez-se necessária a ampliação do prédio em mais duas salas de aula, quando então passou de Escola Isolada a Escola Reunida Alto Rio Preto, em 1968. Sendo uma comunidade constituída apenas de operários, não possuindo os pais condições financeiras que possibilitassem a continuação dos estudos em outras escolas, fez com que se cogitasse a expansão do ensino com a criação de uma escola básica.

            Assim, diante do empenho da Firma Luiz Olsen S/A e o prefeito de Rio Negrinho, Nivaldo Simões de Oliveira, foi que no dia 03 de agosto de 1976 foi realizado o ato de assinatura do convênio Estado e Prefeitura para a construção do novo prédio escolar para abrigar a Escola Básica.

          Em 1977, pelo parecer nº 40 de 19/04/77, foi autorizado o funcionamento das 5ª e 6ª séries, e finalmente pelo Decreto nº 3376 de 15/09/1977, publicado no Diário Oficial do Estado nº 10.822 de 20/09/1977, a então Escola Reunidas Alto Rio Preto foi transformada em Escola Básica, tendo como patrono o precursor da colonização na localidade Luiz Bernardo Olsen.

A ESCOLA ATUAL

          Atualmente a Escola de Educação Básica Luiz Bernardo Olsen oferece os cursos de Ensino Fundamental e Médio, distribuídos nos turnos matutino e vespertino. A estrutura administrativa é composta por Diretora, Assistente de Educação, agentes de serviços gerais e professores, distribuídos entre efetivos e admitidos em caráter temporário. Devido à nucleação, 80% da clientela da Escola é constituída por alunos vindos das 12 comunidades vizinhas do interior. Estes alunos fazem uso do transporte escolar e no total, são mais de 350 alunos matriculados.

COMPROMISSO DA ESCOLA

               A escola exerce uma função social, que visa instrumentalizar educandos, para que encontrem meios de transformar a sociedade e sintam-se motivados em buscar o conhecimento, construir conceitos, e a partir deles, participar ativamente, de forma positiva, numa atuação clara e competente.

PRIMEIROS PROFESSORES DA ESCOLA:

              Os primeiros professores da Escola de Educação Básica Luiz Bernardo Olsen, foram: Irene de Castilho Simm, Otília Cristofolini (in memorian), Jurema de Castilho Bona, Osmar Fernandes do Amaral (in memorian) e Maria Abelônia de Castilho.

GALERIA DOS DIRETORES

              Registramos aqui os diretores, que ao longo dos anos, conduziram a gestão da Escola: Marilene Baum, Florisbela Piroskli, Janete Alexandroni de Domênico, Eny Terezinha Atanásio, Arice Cassemira dos Santos, Ingrid Marta Bail Saleski, Inácio Kammer, Terezinha Kupicki Simões, Elisabeth Sacht Chaves e Alessandra Batista Franco Cristofolini (atual).

              Maiores informações sobre a Escola de Educação Básica Luiz Bernardo Olsen, podem ser obtidas diretamente ou nos contatos a seguir:

Postagem: 11/05/2019