O QUE FAZEMOS

DESENVOLVEMOS E CAPACITAMOS PESSOAS PARA O MUNDO DO TRABALHO

O nosso trabalho é direcionado para o Desenvolvimento Pessoal e para as Competências Comportamentais, voltadas para a Capacitação Profissional em relação ao Mundo do Trabalho, utilizando uma Metodologia Criativa que vai  além da Pedagogia tradicional, trazendo a Neurociência aplicada à Aprendizagem, através da Andragogia, da Heutagogia, da Multidisciplinaridade, da Interdisciplinaridade e da Transdisciplinaridade, buscando compreensão e conscientização a respeito da Empregabilidade e da Trabalhabilidade.

 

*** NOSSA MISSÃO: ***

            O Mercado de Trabalho passa por constantes e profundas transformações, todavia, por mais que mudem as regras e as leis do trabalho, as formas e os métodos de produção ou as relações empregatícias entre patrões e empregados, jamais deixarão de existir as Competências Comportamentais, quanto às Atitudes, Posturas e Condutas frente ao Mundo do Trabalho. E o nosso compromisso é: Trabalhar para desenvolvê-las e aperfeiçoá-las cada vez mais

Foi neste contexto que criamos o Projeto Aprendiz do Brasil na esfera educacional, com o objetivo de complementar de forma direta, o ENSINO e a APRENDIZAGEM sobre o Mundo do Trabalho, bem como tratar de todas as suas nuances, que vão impactar na vida profissional, tanto dos jovens que buscam seu primeiro emprego, quanto daquelas pessoas desempregadas, que estão em busca de recolocação no Mercado de Trabalho. Além disso, o Projeto Aprendiz do Brasil também visa atingir pessoas de todas as faixas etárias, que mesmo estando empregadas, buscam mais conhecimento e formação sobre o Mundo do Trabalho, a fim de agregarem valor ao seu desempenho profissional.

 

O QUE É MAIS IMPORTANTE?

O ENSINO ou A APRENDIZAGEM…

 
       Um dos graves problemas nos programas de Educação, dentro do processo Ensino◄►Aprendizagem, é quando se tem o foco principal no “Ensino”Um exemplo disso no Brasil, é que praticamente tudo é ligado ao ensino, desde a nomenclatura. Assim temos o Ensino Infantil, o Ensino Fundamental, o Ensino Básico, o Ensino Médio, o Ensino Superior e tantos outros. E não é por acaso, que toda a carga de conhecimento é transmitida com o propósito apenas de “Ensinar”. Com isso, o resultado final fica prejudicado, pois na prática, é a “Aprendizagem” que deve receber a maior parte de atenção e verificação.

 

APRENDIZAGEM ATIVA – O NOSSO DIFERENCIAL

             Este projeto procura suprir as necessidades, tanto de formação, quanto de atualização de conhecimentos para o Mercado de Trabalho, que são constatadas, através das entrevistas com candidatos ao primeiro emprego, com trabalhadores que perderam seus empregos e também com estudantes prestes a concluir o Ensino Fundamental, Médio, Técnico ou Superior e que já estão buscando sua preparação para o Mundo do Trabalho.

            E para proporcionar praticidade, objetividade e velocidade na preparação para o Mercado de Trabalho, todos os programas e disciplinas que compõem a grade do Projeto Aprendiz do Brasil, estão focados na Aprendizagem Ativa do aluno, pois somente desta maneira, tem-se a certeza de que o conhecimento repassado foi absorvido, compreendido e deixará o aluno apto a praticá-lo imediatamente, pois o propósito do Projeto Aprendiz do Brasil é preparar pessoas, no menor espaço de tempo, treinando candidatos, formando trabalhadores e desenvolvendo cidadãos conscientes, motivados e preparados para o Mundo do Trabalho.

PRIMEIRO EIXO:

 

ETAPA INICIAL – FAIXA ETÁRIA: 12 A 16 ANOS

 

INTRODUÇÃO AO MUNDO DO TRABALHO

 Nesta etapa inicial, o aprendiz terá o primeiro contato com assuntos relacionados ao Mercado de Trabalho, para ir aos poucos compreendendo, que o trabalho faz parte da vida de todos os seres humanos e até dos animais.

 

CONHECENDO AS DIVISÕES DO TRABALHO

                Dando sequência, entramos numa fase de apresentação da realidade do Mercado de Trabalho e suas particularidades inerentes à economia, à produção, à industrialização, à prestação de serviços etc, que estão presentes desde os primórdios da humanidade no Mundo do Trabalho.

DESCOBRINDO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PESSOAIS

                Nesta fase, o aprendiz vai começar a exercitar o seu autoconhecimento, analisando seus pontos fortes e fracos, suas habilidades e suas expectativas, quanto ao seu futuro profissional.

HABILITAÇÃO COMPORTAMENTAL

                Inicia-se aqui o aprimoramento do aprendiz como pessoa humana e a formação comportamental, aliados à preparação básica para o ingresso no Mercado de Trabalho.

O MERCADO DE TRABALHO E SUAS EXIGÊNCIAS

                Esta etapa mostra ao aprendiz, o que o Mercado de Trabalho espera dele, preparando-o para compreender os princípios tecnológicos dos processos produtivos, as ferramentas de gestão administrativa, financeira e comercial e as formas de se manter sempre atualizado.

NOÇÕES DE EMPREENDEDORISMO – TECNOLOGIA – AUTOMAÇÃO – ROBÓTICA

                 Neste espaço o aprendiz tem o primeiro contato com o Empreendedorismo, para entender o que é, saber como funciona e o que se exige para realizar sonhos e projetos, obtendo sucesso nos empreendimentos. Ao mesmo tempo, conhece os conceitos e princípios sobre o desenvolvimento científico e tecnológico, que cada vez mais impactam no Mundo do Trabalho.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

                  O consumismo e suas consequências negativas, são tratados aqui. Também são abordadas as formas de como sobreviver numa sociedade de consumo, utilizando maneiras corretas de comprar com consciência. E ainda o aprendiz tem contato com o Planejamento de Poupança e Investimentos financeiros.

O DESPERTAR PARA UMA PROFISSÃO

                 Nesta etapa, o aprendiz conhece as vantagens de se planejar uma carreira profissional, que só pode ser conquistada com a busca por mais conhecimentos através de cursos, palestras etc. Também são repassados os detalhes da preparação e montagem de currículo, além de orientações para entrevistas de emprego.

COMUNICAÇÃO PESSOAL E EMPRESARIAL

                A comunicação está presente nas pessoas e até mesmo nos animais, em todos os momentos. Aqui os alunos aprendem a importância da comunicação como ferramenta de transformação. E a comunicação não é apenas falar para alguém ouvir, mas são muitas variáveis que temos de dominar, para que a mensagem seja compreendida com eficácia.

TRABALHO EM EQUIPE

                Nesta etapa, o aluno aprende que, mais do que nunca, a nova era do trabalho exige dos profissionais, uma afinidade para trabalhar em equipe. Essa modalidade exige o empenho e a atuação de muitas pessoas, treinadas e afinadas nas mais diversas áreas.

CIDADANIA E ÉTICA NO MUNDO DO TRABALHO

  Aqui o conteúdo mostra que a Cidadania e a Ética estão intimamente ligadas, em todos os sentidos, e principalmente no Mundo do Trabalho, onde o caráter, a lealdade, a honestidade e o bom senso predominam acima de tudo.

VISITAS DE CONHECIMENTO “IN LOCO” EM EMPRESAS 

    

 

CAHDAM VOLTA GRANDE

Este exercício contempla uma visão real, das empresas em pleno funcionamento, suas rotinas de trabalho, seus leiautes de produção, suas formalidades no gerenciamento e na gestão de pessoas, a fim de proporcionar um contato direto com as diversas atividades, dentro de uma organização.

SEGUNDO EIXO:

 

DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS PROFISSIONAIS

APRENDIZAGEM SOBRE AS FUNÇÕES LABORAIS

FAIXA ETÁRIA – A PARTIR DE 16 ANOS

              Neste campo, pode-se inserir uma diversificada grade de disciplinas e funções laborais, como o exemplo da descrição a seguir, entretanto, fica aberta a possibilidade para acrescentar, substituir ou subtrair funções, tarefas ou responsabilidades, para um melhor aproveitamento do conteúdo, de acordo com a conveniência das Empresas e Organizações participantes do projeto. Assim poderemos ter os seguintes setores e áreas que podem ser estudados e repassados aos treinandos:

PRODUÇÃO:

  • Linha ou esteira de produção;
  • Funções, atividades e tarefas operacionais;
  • Cuidados com os desperdícios e com a qualidade;
  • Programação e controles de produção;
  • Hierarquia administrativa da produção etc;

VENDAS:

  • A função e a importância da venda ou comercialização;
  • Como mostrar o seu produto ou serviço para ser conhecido e vendido;
  • Técnicas, métodos e formas de prospecção de clientes, para chegar ao comprador do seu produto;
  • Conhecimento total do material, produto ou serviço que está sendo oferecido ao cliente, etc..

COMPRAS:

  • A função do comprador;
  • O cadastro dos fornecedores;
  • A coleta de preços, análise de propostas, prazo e qualidade do material;
  • O recebimento dos materiais e sua armazenagem etc…

FINANCEIRO:

  • Sistema de contas a receber e contas a pagar;
  • Organização do fluxo de caixa;
  • Cuidados para o recebimento de créditos em dia;
  • Atenção aos vencimentos de títulos a pagar etc…

RECURSOS HUMANOS:

  • Recrutamento e seleção de candidatos;
  • Registros e controles documentais do colaborador;
  • Emissão da folha de pagamento;
  • Ligação com a saúde e segurança do trabalho;
  • Relação e interação com todas as áreas, setores e pessoas da empresa ou grupo;
  • Treinamento e capacitação dos colaboradores;
  • Desenvolvimento organizacional etc…

FLUXO DE MATERIAIS:

  • Fornecedores de matéria prima e componentes;
  • Recebimento e armazenamento de materiais;
  • Almoxarifado e controles físicos dos estoques de materiais e suprimentos etc…

CADEIA DE DISTRIBUIÇÃO DO PRODUTO FINAL:

  • Fluxograma da logística de transporte;
  • Planejamento estratégico, tático e operacional;
  • Planejamento das coletas, estoques, expedições;
  • Dimensionamento da carga conforme o tipo de veículo;
  • Roteirização e mapas de entrega final;
  • A busca contínua pelo menor tempo de transporte, com maior qualidade e menor custo, desde a origem até o destino final etc…

MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS e EQUIPAMENTOS:

  • Vantagens e benefícios do planejamento da manutenção em geral;
  • Cronograma de Manutenção preventiva, planejada, de parada ou corretiva;
  • Formação e treinamento aos operadores de máquinas;
  • Limpeza e proteção dos equipamentos e do local de funcionamento;
  • Conceitos de metrologia mecânica e noções de ferramentas em geral etc…

CONTABILIDADE:

  • Escrituração fiscal eletrônica, setor contábil e planejamento tributário;
  • Apuração de tributos, impostos e taxas a pagar;
  • Balanços operacionais e social etc…

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO:

  • O avanço universal do setor da TI;
  • As vantagens da operacionalização dos sistemas;
  • O aumento da competitividade com a velocidade de desempenho produtivo etc…

SEGURANÇA DO TRABALHO:

  • Medidas educacionais, técnicas, médicas e psicológicas, que são usadas para a prevenção de acidentes;
  • Prioridades no tratamento dos riscos químicos, físicos e biológicos no ambiente de trabalho;
  • Atenção especial aos ruídos, vibrações, temperatura, umidade, iluminação, radiações, gazes, ergonomia, vapores e odores etc…

APRENDIZAGEM PRÁTICA COM CONHECIMENTO REAL

             De posse destes conhecimentos teóricos, práticos e diretos, os alunos têm uma visão global das atividades no Mercado de Trabalho, incorporando mais subsídios para avaliação e análise, quanto à profissão a seguir, a área de atuação e o trabalho que gostariam de executar, facilitando assim a tomada de decisão para a escolha do seu futuro profissional.

////////////////////////////////////////

CONTATO:

Profº Esp. MARINHO CRISTOFOLINI 

CELULAR/WhatsApp:  47-9*8882-5419 – FIXO: 47-3644-0964

E-Mail: projetoaprendizdobrasil@gmail.com